São Paulo, sábado, 25 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

memória

Aliança foi ampliada após Guerra Fria

DA REDAÇÃO

Criada em 1949 para conter a União Soviética na Europa, a Otan, Organização do Tratado do Atlântico Norte, era composta inicialmente por EUA, Canadá e dez países europeus. Até 1982, outros quatro países da Europa se uniram à aliança.
Diferentemente do que alguns previram, a Otan não se desfez após a queda do Muro de Berlim, em 1989, e o fim da URSS, em 1991. A aliança continuou sua ampliação para os antigos países do bloco comunista no leste da Europa e para ex-repúblicas da URSS, o que é hoje motivo de tensão com a Rússia.
A aliança militar também se reinventou para atuar como uma espécie de força de mobilização mais rápida do que as forças de paz e de intervenção criadas pelas Nações Unidas. Em 1999, empreendeu a primeira ação ofensiva de sua história, o ataque à Sérvia, destinado a apoiar a minoria albanesa na Província de Kosovo. A ação não teve a aprovação do Conselho de Segurança da ONU.
Em 2001, os aliados da Otan forneceram tropas para a invasão do Afeganistão, após o 11 de Setembro.

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Amorim diz que país só age sob bandeira da ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.