São Paulo, terça-feira, 25 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Ataques matam 11 no Iraque; mês é o mais violento do ano

DA REDAÇÃO

Um duplo atentado matou pelo menos 11 pessoas e feriu outras 12 na cidade iraquiana de Kut, na Província de Wasit, 150 km a sudeste de Bagdá, informaram autoridades locais. Mas fontes policiais da capital iraquiana dizem que o número de mortos pode chegar a 20.
Com as 11 mortes confirmadas oficialmente ontem, agosto já é o mês mais violento do ano no Iraque, com 246 civis mortos em atentados, de acordo com um levantamento da agência de notícias Associated Press. No ano inteiro, já morreram mais de 1.100 civis em ataques.
Ontem, duas bombas foram colocadas em micro-ônibus que vinham de Bagdá e se dirigiam para Kut, cidade onde os muçulmanos xiitas são predominantes. A primeira explosão matou nove pessoas, e uma segunda fez mais duas vítimas fatais.
"É a primeira vez que isso ocorre em Wasit, que é normalmente muito calma. É um esforço para trazer a violência para a Província", disse Mahmoud Abdulla, chefe do Conselho da Província.
O ataque mais sangrento de 2009 contra civis também aconteceu neste mês. Na quarta-feira, pelo menos 95 pessoas morreram em uma série de explosões em Bagdá.
A escalada na violência no Iraque acontece quase dois meses depois de os militares dos EUA terem deixado a cargo das forças de segurança locais a atribuição de proteger os centros urbanos do Iraque. Desde então, 347 civis morreram em atentados.
Especialistas acreditam que a violência deve aumentar nos meses que antecedem as eleições legislativas, em janeiro.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Opositores afegãos ameaçam pegar em armas
Próximo Texto: Eleições iraquianas: Xiitas excluem atual premiê de chapa legislativa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.