São Paulo, terça-feira, 25 de agosto de 2009

Texto Anterior | Índice

DISTENSÃO NUCLEAR

Coreia do Norte convida EUA a reatar diálogo, diz mídia do sul

DA REUTERS

A Coreia do Norte convidou o enviado especial dos EUA para questões norte-coreanas para visitar o país no próximo mês e retomar o diálogo sobre o programa nuclear de Pyongyang, informaram meios sul-coreanos.
O convite a Stephen Bosworth, se confirmado, é o mais recente de uma série de acenos em tom conciliatório do regime do ditador Kim Jong-il nas últimas semanas.
No começo do mês, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton viajou a Pyongyang para negociar a libertação de duas jornalistas. E no fim de semana uma delegação do norte foi à rival do sul para o enterro do ex-presidente sul-coreano Kim Dae Jung.
O jornal "JoongAng Ilbo" e a agência Yonhap citaram diplomatas nos EUA sob anonimato como fonte da informação. Uma eventual visita de Bosworth seria o primeiro contato bilateral oficial sob o governo Barack Obama.
As relações entre Washington e Pyongyang deterioraram-se após a realização de teste nuclear pela Coreia do Norte em maio. A ação foi seguida por nova sanção da ONU contra o país.


Texto Anterior: Argentina: Cristina anuncia veto a lei e abre novo conflito com campo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.