São Paulo, sábado, 25 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES NOS EUA

Time de Bush reage

Foco era a Al Qaeda, e não o Iraque, diz Kerry

DA REDAÇÃO

O candidato democrata à sucessão presidencial americana, John Kerry, acusou ontem o presidente George W. Bush de ter errado de foco ao privilegiar Saddam Hussein em lugar de se concentrar na captura de Osama bin Laden.
"A invasão do Iraque desviou profundamente a atenção da batalha contra nosso maior inimigo, que é a Al Qaeda", disse o candidato. Voltou a acusar Bush de erro de julgamento, erro de cálculo e erro na condução da Guerra do Iraque, que a seu ver eclipsou o combate ao terror. "George Bush fez de Saddam Hussein uma prioridade. Eu teria feito de Bin Laden prioridade", disse na Filadélfia.
Disse que os EUA "subcontrataram" líderes afegãos para capturarem Bin Laden, em vez de persegui-lo com meios próprios.
Se eleito, afirmou que vai construir uma estrutura militar e de inteligência para conter os terroristas, bloqueando suas linhas de fornecimento em armas e neutralizando centros de recrutamento.
A campanha de Bush reagiu. "Ele [Kerry] copia o plano do presidente [Bush] ao mesmo tempo em que o critica por suas decisões políticas", disse Steve Schmidt, porta-voz republicano.
Os republicanos também disseram que Kerry, incoerente, já declarou que Saddam "atuava como um terrorista" e afirmou que a guerra ao terrorismo deveria extrapolar o Afeganistão.
Pesquisa divulgada ontem pela TV CBS demonstra que o atual presidente (49%) preserva uma vantagem de oito pontos sobre seu adversário democrata (41%).
Anteontem pesquisa do "Wall Street Journal" com a rede CBS dava a Bush uma vantagem de quatro pontos (48% a 44%).


Texto Anterior: EUA: Armas driblam polícia em 15 aeroportos
Próximo Texto: Ásia: China detém repórter a serviço do "NY Times"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.