São Paulo, segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush minimiza; oposição vê oportunidade

DA REDAÇÃO

A Casa Branca disse ontem que o resumo feito pelo "New York Times" do relatório conjunto das 16 agências de espionagem americanas sobre as conseqüências da Guerra do Iraque "não é representativo do documento completo".
Mas a oposição democrata viu na reportagem mais uma oportunidade de conquistar apoio nas eleições legislativas de novembro, que renovarão a Câmara e a metade das cadeiras do Senado -o Partido Republicano tem maioria nas duas Casas.
"A caracterização da Estimativa Nacional de Inteligência feita pelo "New York Times" não é representativa do documento completo. O ódio [dos terroristas] pela liberdade não se desenvolveu da noite para o dia, essas sementes foram plantadas décadas atrás. Em vez de esperar enquanto eles conspiram e planejam ataques para matar americanos inocentes, os Estados Unidos tomaram a iniciativa de responder", disse Peter Watkins, porta-voz da Casa Branca.
Mas os democratas insistiram. "Todo analista de informação com quem eu falo confirma isso [que a invasão do Iraque piorou o problema do terrorismo]. Não acho que os eleitores se deixarão enganar", disse a deputada democrata Jane Harman, da Califórnia.
"[O relatório] deve pôr o último prego no caixão da farsa do argumento de Bush sobre a Guerra do Iraque", disse o senador Edward Kennedy, de Massachusetts.
"Infelizmente este relatório mostra que a política do governo Bush para o Iraque não apenas tornou a guerra mais difícil e mais perigosa para nossos soldados como também tornou a guerra ao terror mais perigosa para todos os americanos", disse o deputado Rahm Emanuel, do Illinois.
Os próprios democratas, porém, estão divididos em relação à estratégia futura em relação ao Iraque. A cúpula do partido teme que a defesa de uma retirada, mesmo escalonada, passe a imagem de que os democratas são fracos para defender o país de ameaças externas.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Sauditas não têm prova da morte de Bin Laden
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.