São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Post" define apoio ao democrata

DE NOVA YORK

Após alguma reticência, o "Washington Post", um dos principais jornais dos EUA, declarou ontem em editorial seu apoio ao candidato democrata, John Kerry. Manifestações semelhantes vieram de outros quatro jornais de peso -inclusive o "Orlando Sentinel", que defendeu a eleição de um democrata pela primeira vez em 40 anos.
O "Des Moines Register" (Iowa), o "Chicago Sun-Times" (Illinois) e o "Newsday" (Nova York) publicaram editoriais pró-Kerry. Bush recebeu apoio do "Houston Chronicle" (Texas), do "Denver Post" (Colorado), do "Cincinnati Post" (Ohio) e do "Arkansas Democrat-Gazette" (Arkansas).
A posição do "Sentinel" -que circula na Flórida, um dos Estados cruciais nesta eleição- é a mais incisiva. "Este presidente falhou completamente em cumprir nossas expectativas. Voltamo-nos agora para seu adversário democrata, John Kerry, acreditando que ele tenha maior chance de atender às esperanças que uma vez nutrimos por Bush", escreveu o diário, um dos 28 jornais regionais que em 2000 apoiaram o republicano e que neste ano pedem votos para o democrata.
O "Post" manteve uma linha mais sutil. Sob o título "Kerry para presidente", o editorial cita defeitos dos dois candidatos e afirma que, ao contrário do que dizem muitos analistas, a escolha não é fácil nem é movida por paixões políticas. O jornal destoa do também influente "New York Times", que declarou seu apoio a Kerry em um editorial bem mais inflamado há uma semana.
"Temos muito o que criticar no mandato de Bush, mas mais do que umas poucas coisas para admirar. Achamos muito o que admirar na vida de serviço [ao Estado] de Kerry, mas também há coisas que nos deixam estáticos. No balanço, entretanto, achamos que Kerry, com sua promessa de firmeza dosada pela sabedoria e pela abertura a novas idéias, representa um apelo mais forte à confiança do país", diz o "Post".
Segundo a revista "Editor and Publisher", Kerry tem o apoio de 111 jornais, com 14,4 milhões de leitores. Já Bush foi endossado por outros 70, com 8,6 milhões de leitores. (LC)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Imperiais: Estados-pêndulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.