São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ONG encontra 53 cadáveres em hotel na Líbia e pede investigação

DIOGO BERCITO
DE SÃO PAULO

Foram encontrados 53 corpos de vítimas de um massacre num hotel abandonado em Sirte, cidade natal do ditador líbio Muammar Gaddafi, de onde ele fugia quando foi morto, na quinta-feira.
O anúncio foi feito pela organização de defesa dos direitos humanos Human Rights Watch. A ONG estima que os corpos sejam de homens leais ao ditador. Alguns tinham as mãos amarradas e, pelo estado dos corpos, supõe-se que o massacre tenha ocorrido há uma semana.
À Folha, Peter Bouckaert, diretor da ONG na Líbia, afirma que os assassinatos "indicam que alguns dos combatentes rebeldes estão fora do controle do CNT [Conselho Nacional de Transição]".
Ele disse que a entidade está "bastante surpresa em encontrar tamanho massacre". "Cabe ao CNT tomar o controle dos grupos armados e dar o exemplo de que tais massacres serão investigados."
A violência infligida contra inimigos rendidos ou aprisionados durante um conflito armado é considerada crime de guerra pelo Tribunal Penal Internacional.
Podem ser punidos "inclusive aqueles que dão as ordens e aqueles em posição de comando que [...] falharam em preveni-los", alertou ontem o Human Rights Watch.



Texto Anterior: Gaddafi será enterrado em local mantido em segredo
Próximo Texto: PF investiga italiano que faria festas de Berlusconi
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.