São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRONTEIRA

Navio da marinha uruguaia abre fogo contra pesqueiro brasileiro
Um navio da Marinha uruguaia abriu fogo com metralhadoras e canhão contra um pesqueiro brasileiro que fazia pesca predatória e ilegal no território vizinho. O Comando Geral da Marinha uruguaia diz que o navio vigiava a região próxima a Punta del Diablo quando localizou o pesqueiro.
Imediatamente, foi ordenado que os pescadores obedecessem à ordem de revista. Houve a recusa -os pescadores brasileiros deixaram o local em alta velocidade-, e, com isso, o uso das armas para repressão. A abertura de fogo ocorreu com objetivo intimidatório, depois de terem sido feitas advertências com sinais visuais, megafone e rádio.
Segundo comunicado da Marinha, o pesqueiro brasileiro conseguiu se esquivar da ação policial e penetrar novamente em águas brasileiras. Com isso, o navio uruguaio voltou ao local onde ocorreu o flagrante e a fuga, recolhendo o material de pesca que foi deixado para trás pelos pescadores brasileiros.
A Agência Folha não conseguiu informações a respeito da origem da embarcação brasileira. O nome do pesqueiro, segundo a Marinha uruguaia, é San Francisco. De acordo com as autoridades uruguaias, não houve vítimas.
A invasão de território uruguaio por parte de pesqueiros brasileiros que realizam pesca ilegal e predatória no país vizinho é usual. (LÉO GERCHMANN)


Texto Anterior: Colômbia: Governo e paramilitares se reúnem
Próximo Texto: 'The New York Times': Paquistão auxiliou Coréia do Norte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.