São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURQUIA

Suspeitos de participar em atentados terroristas vão enfrentar corte especial
O governo turco enviou para uma corte especial 16 suspeitos de envolvimento com a onda de ataques terroristas que atingiu Istambul neste mês. Ao chegarem ao Tribunal de Segurança do Estado, quatro deles foram libertados após prestarem depoimento. Os demais devem continuar presos. Alguns deles são parentes dos terroristas. Eles serão julgados por envolvimento nos atentados.
Duas sinagogas foram alvos de um duplo ataque em Istambul no dia 15, no qual morreram 25 pessoas. Cinco dias depois, novos atentados na cidade turca atingiram o consulado britânico e a sede do HSBC, banco do Reino Unido, matando 30. Os atentados estão sendo atribuídos a grupos extremistas islâmicos ligados à rede terrorista Al Qaeda.
O embaixador americano na Turquia, Eric Edelman, afirmou ontem acreditar que a Al Qaeda no mínimo esteja envolvida no planejamento dos atentados. "Creio que a sofisticação dos ataques é consistente com o padrão da Al Qaeda", disse, reiterando a oferta de ajuda americana. "Nós vamos dar o auxílio necessário para que os criminosos sejam levados à Justiça."


Texto Anterior: Venezuela: Chavista diz ter 8 milhões de assinaturas
Próximo Texto: Ásia: Índia recebe bem proposta de trégua paquistanesa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.