São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA

Zimbábue está à beira do colapso, alerta África do Sul

DA REDAÇÃO

O ex-presidente dos EUA Jimmy Carter e o ex-secretário geral da ONU Kofi Annan pediram ontem uma intervenção da Comunidade Sul-Africana de Desenvolvimento (SADC) no Zimbábue.
Integrantes do "grupo de anciões" idealizado por Nelson Mandela para mediar a tentativa de formação de um governo de coalizão entre o ditador Robert Mugabe e o líder opositor Morgan Tsvangirai, eles tiveram visto para entrar no país negado no fim da semana passada.
O veto, em meio a uma epidemia de cólera no Zimbábue, causou reação da vizinha África do Sul, até agora principal obstáculo à ação internacional contra Mugabe.
"A situação ultrapassou o limite do esperar para ver", disse Jacob Zuma, favorito nas eleições presidenciais de 2009. Para o presidente Kgalema Motlanthe, o Zimbábue está à beira do colapso.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Comissão nomeia hoje líder do Partido Socialista francês
Próximo Texto: Japão: País vê pela 1ª vez beatificação de católicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.