São Paulo, sábado, 26 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Rice elogia o governo Uribe e promete TLC

DA REDAÇÃO

A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, reuniu-se ontem a portas fechadas, em Medellín, com representantes de paramilitares colombianos desmobilizados. De lá, seguiu para encontro com o presidente colombiano Álvaro Uribe.
"Impressionada" com o processo de desarmamento, segundo um dos porta-vozes dos ex-paramilitares, Rice não poupou elogios ao governo colombiano, o mais próximo aliado de Washington na região. "Apreciamos muito o que foi feito pelo presidente Uribe", disse ela, que afirmou ainda a disposição americana em honrar "todos os seus compromissos com a Colômbia" -inclusive o Tratado de Livre Comércio, pendente de aprovação no Congresso de maioria democrata.
Além de Rice, a comitiva inclui três subsecretários e nove parlamentares do Partido Democrata, que exige melhoras no âmbito dos direitos humanos e garantias sindicais como pré-condição para o TLC. A Colômbia é o país o mais perigoso do mundo para trabalhadores sindicalizados, tendo registrado 700 assassinatos desde 2001.


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA miram direitos futuros no Iraque
Próximo Texto: Bolívia: Governo nega ligação com espionagem
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.