São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE SOB TUTELA

Para Zarqawi, novo governo é "apóstata"

Líder da Al Qaeda no Iraque surge em vídeo e promete "mais dor"

DA REDAÇÃO

O líder da Al Qaeda no Iraque, Abu Musab al Zarqawi, apareceu ontem em um vídeo prometendo novos ataques e acusando o novo governo de ser um fantoche criado para ajudar os Estados Unidos a compensar seus erros no país.
Em um inédito e bem produzido vídeo de 35 minutos de duração, divulgado pela internet, o homem mais procurado por Washington no Iraque disse que "o que está por vir é mais doloroso".
O vídeo veio a público dois dias depois da veiculação de uma mensagem de áudio de Osama bin Laden e um dia depois dos ataques a bomba que mataram 18 pessoas no Egito.
"Hoje, vocês estão tentando por todos os meios reunir pessoas que são diferentes entre si (...) e apóstatas para formar um governo para salvar vocês da sua situação crítica", disse Zarqawi, referindo-se aos EUA e ao novo governo que começa a se formar no país, após meses de impasse.
Ao mesmo tempo, em uma entrevista à TV estatal, o primeiro-ministro indicado, o árabe xiita Jawad al Maliki, pedia que árabes xiitas, curdos e árabes sunitas se unissem contra atos de violência dos terroristas.
Ontem, um relatório da inspetoria geral do Ministério do Petróleo apontou que a corrupção e o contrabando na indústria do petróleo no Iraque são a maior ameaça à economia do país.
O documento cobra ações duras e diz que por conta das irregularidades envolvendo o comércio de derivados de petróleo o país não consegue melhorar as condições de vida da população.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Panorâmica - Oriente Médio: Investigador da ONU interroga ditador sírio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.