São Paulo, sábado, 26 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evo Morales acusa órgão dos EUA de conspiração

Boliviano garante "não tremer" contra a Usaid

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse ontem que "não tremerá a mão" para expulsar a Usaid -agência dos EUA de ajuda internacional-, que acusou de "conspirar" contra o seu governo.
"Que não venham conspirar contra as democracias e contra a nossa soberania", afirmou o mandatário boliviano na inauguração da Cúpula da Alba (Aliança Bolivariana para as Américas), na cidade de Otavalo, Equador.
Morales exortou ainda o presidente dos EUA, Barack Obama, e sua secretária de Estado, Hillary Clinton -que foi recebida no país recentemente pelo anfitrião da reunião, Rafael Correa-, a frear "o novo tipo de manobras".
La Paz acusa os EUA de utilizar sua agência de cooperação internacional para beneficiar aliados políticos locais. Segundo o governo, 70% dos cerca de US$ 100 milhões anuais destinados à Bolívia têm essa finalidade.
A rusga entre o governo Morales e Washington remete ao menos a 2008, quando o líder boliviano expulsou do país o embaixador americano acusando-o de apoiar um golpe de Estado durante crise política que se desenrolava.
À época, Morales expulsou também agentes de DEA (agência antidrogas do país).
No ano passado, o governo da Bolívia atribuiu à Usaid o incitamento de protestos realizados por opositores, inclusive movimentos indígenas.
Em La Paz, o vice de Morales, Álvaro García Linera, disse que a contínua ingerência dos EUA dificulta a retomada plena das relações bilaterais.
"Enquanto o chanceler dialoga numa mesa, por baixo dela a Usaid age de maneira abusiva. É isso que estamos dizendo: Parem!", disse.
As acusações sucedem em quatro meses a visita do subsecretário de Estado para a América Latina, Arturo Valenzuela, ao país para discutir a volta de relações plenas.


Texto Anterior: Arizona liga imigração ao narcotráfico
Próximo Texto: Pressão dos EUA: Nova legislação antiterror entra em vigor no Paraguai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.