São Paulo, segunda-feira, 26 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

VENEZUELA

Chávez acusa inimigos de tentar realizar um golpe "econômico" para derrubá-lo
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que voltou ao poder em abril após um golpe que durou cerca de 48 horas, acusou seus inimigos ontem de tentar derrubá-lo novamente por meio de um "golpe econômico".
"Os golpistas de abril, as classes privilegiadas, ainda estão tentando impedir esta revolução. Eles estão tentando realizar um golpe econômico", disse o presidente em seu programa semanal de TV, "Alô Presidente".
O líder venezuelano acusou seus oponentes de sabotar a economia convocando greves, fechando suas empresas e retirando seu capital do país.
Chávez, eleito presidente em 1998 com promessas de erradicar a pobreza e a corrupção da Venezuela, foi tirado brevemente do poder em abril. Ele reassumiu a Presidência após receber o apoio de militares leais a ele. Desde a sua volta, o presidente tem frequentemente acusado seus oponentes de conspirar para derrubá-lo de novo.
Na semana passada, a Venezuela declarou que seu PIB (produto interno bruto) diminuíra quase 10% no segundo trimestre, uma das piores quedas da história do país. Na ocasião, Chávez culpou em parte o golpe de abril pela crise econômica.


Texto Anterior: Oriente médio: Milícia mata mulher que teria ajudado Israel
Próximo Texto: Braço político do ETA tem suas atividades suspensas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.