UOL


São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Grupos descartam diálogo

Farc e ELN dizem não negociar com Uribe

DA REDAÇÃO

As guerrilhas terroristas colombianas Farc e ELN anunciaram ontem que não farão "nenhum processo de aproximação" com o governo do presidente Álvaro Uribe para um diálogo de paz, segundo um comunicado conjunto divulgado ontem pela internet.
"Ratificamos que, enquanto o governo ilegítimo de Álvaro Uribe Vélez persistir em sua política fascista e militarista, não adiantaremos nenhum processo de aproximação política e de diálogo", diz o texto assinado pelos comandos centrais das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e do ELN (Exército de Libertação Nacional).
Os grupos disseram reiterar sua "vocação de paz e de busca de saídas políticas para o conflito social e armado que enfraquece o país".
Uribe exige um cessar-fogo prévio como condição para o diálogo. O governo mantém, desde julho, negociações com os paramilitares de direita, que anunciaram um cessar-fogo e prometeram se desmobilizar até 2005.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Ruanda: Presidente vence 1ª eleição pós-genocídio
Próximo Texto: Argentina: Eleição em Buenos Aires mostra "limitação" de Kirchner, diz analista
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.