São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Senado da França terá maioria de esquerdistas depois de eleição parcial

É a 1ª vez em 53 anos que a direita perde Câmara Alta, selando revés para Sarkozy

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O governo conservador do presidente da França, Nicolas Sarkozy, perdeu a maioria no Senado nas eleições indiretas para a escolha de metade dos parlamentares da casa realizadas ontem, configurando o primeiro domínio esquerdista da Câmara Alta desde 1958.
A eleição conferiu aos candidatos de partidos esquerdistas 177 das vagas, duas a mais que o necessário para constituir a maioria absoluta no Senado, composto por 348 representantes.
O Senado francês tem metade de suas cadeiras renovadas a cada três anos.
O secretário-geral do partido governista UMP, Jean François Copé, disse que a derrota da direita "é uma decepção, mas não uma surpresa, tendo em vista as sucessivas derrotas em eleições locais sofridas pelos conservadores desde 2004".
O revés para Sarkozy acontece a sete meses das eleições presidenciais de abril de 2012, quando ele poderá se candidatar à reeleição.
Com índices de aprovação em queda, Sarkozy enfrenta um cenário marcado pelo desemprego e pela queda do poder aquisitivo de parte da população francesa.
Com a perda no Senado, o governo Sarkozy ficará mais dependente da base aliada na Assembleia Nacional, a Câmara Baixa, para a aprovação de projetos de lei.
O resultado de ontem ressuscita esperanças da esquerda, que ainda se recupera do escândalo sexual envolvendo o socialista Dominique Strauss-Kahn, que renunciou à chefia do FMI após se envolver num escândalo sexual nos EUA. Antes de ter a imagem arranhada pelo caso, Strauss-Khan era visto como o candidato mais forte contra Sarkozy em 2012.


Texto Anterior: Instituto mantém otimismo sobre economia dos países emergentes
Próximo Texto: Luiz Carlos Bresser-Pereira: De volta ao desenvolvimentismo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.