São Paulo, quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manifestantes tomam aeroporto de Bancoc e exigem renúncia do governo

Aliança direitista ocupa palácio do governo tailandês há 3 meses e cerca sede provisória

DA REDAÇÃO

Opositores tailandeses tomaram ontem o aeroporto internacional de Bancoc, pelo qual viajam diariamente 125 mil pessoas. Militantes da APD (Aliança do Povo pela Democracia), conservadora, ultrapassaram bloqueio policial e invadiram o terminal de Suvarnabhumi, causando pânico e cancelamento de vôos. Aterrissagens foram desviadas para Chiang Mai e Phuket.
A APD tentou tomar também o aeroporto de Don Muang, a 30 km de Bancoc, que passou a abrigar os gabinetes oficiais após a invasão do palácio do governo, em agosto. Houve conflito com simpatizantes do governo e pelo menos 11 pessoas ficaram feridas. Imagens exibidas pela TV tailandesa mostram membros da APD reagindo com tiros a pedradas dos governistas.
O cerco ameaça a indústria do turismo, vital para o país. Autodeclarada guardiã da monarquia, a APD diz que manterá a ocupação até a renúncia do governo. A aliança, que reúne a elite urbana, exige também mudanças no atual sistema político, com indicação da maioria dos membros do Parlamento por entidades de classe.
O premiê Somchai Wongsawat reiterou ontem que não renunciará. Somchai, que estava no Peru para cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), deve retornar hoje ao país.
A APD tenta provocar uma nova intervenção contra o PPP (Partido do Poder Popular), do ex-premiê Thaksin Shinawatra, deposto em 2006 por um golpe militar -o 18º em 76 anos de monarquia constitucional. O general Anupong Paochinda, comandante do Exército, afirmou ontem que um golpe não solucionaria a crise.
Os protestos, inicialmente voltados ao premiê Samak Sundaravej, próximo a Thaksin, não arrefeceram após sua queda, em setembro. Seu sucessor eleito pelo Parlamento, Somchai, é cunhado de Thaksin.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Martine Aubry é a nova líder do Partido Socialista francês
Próximo Texto: Epidemia: Cólera mata 50 em um dia no Zimbábue
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.