São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Israel autoriza a remoção de barreiras na Cisjordânia

DA REDAÇÃO

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, autorizou ontem a remoção de barreiras militares que restringem a movimentação de palestinos na Cisjordânia.
Em princípio, serão desmantelados 27 postos -há cerca de 400. Não há prazos para os desbloqueios.
A medida faz parte do pacote proposto por Olmert ao presidente palestino Mahmoud Abbas, do Fatah, durante o encontro entre os líderes no último sábado.
Olmert também aventou a possibilidade de libertar prisioneiros palestinos sem um acordo para a soltura do cabo israelense Gilad Shalit, capturado por militantes palestinos em junho, e disponibilizou US$ 100 milhões em impostos recolhidos pelo governo de Israel para a Autoridade Nacional Palestina.
Israel espera com essas medidas convencer a população palestina de que Abbas é capaz de proporcionar benefícios maiores que seu rival anti-Israel, o Hamas, que domina o Parlamento.
Olmert ainda afirmou que gostaria de retomar as discussões de paz com a Síria, mas que, antes, Damasco teria de retirar seu apoio aos militantes palestinos.
O premiê palestino, Ismail Haniyeh, do Hamas, deve ir à Jordânia nesta semana debater com Abbas o recente surto de violência entre os dois grupos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Mensagem de natal: Papa pede fim do conflito no Oriente Médio
Próximo Texto: China: País restringe adoção para velhos e obesos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.