São Paulo, sábado, 26 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

Taleban divulga imagens de soldado americano capturado

DA REDAÇÃO

O Taleban divulgou ontem novo vídeo -criticado pela Otan- do soldado americano Bowe Bergdahl, capturado no Afeganistão em 30 de junho durante confrontos em um bastião insurgente na fronteira com o Paquistão.
No vídeo, Bergdahl, 23, se apresenta como "um soldado americano capturado pelos mujahidin do Emirado Islâmico do Afeganistão" e critica a guerra, "que será o próximo Vietnã a não ser que o povo americano reaja".
"Aos soldados que estão se preparando para vir para cá por causa da estupidez de seus líderes, [saibam que] estão lutando contra pessoas muito espertas e pacientes que sabem exatamente como nos matar", agregou, em declarações que a aliança militar ocidental considerou feitas sob coerção.
"[A divulgação do vídeo] no dia de Natal é uma afronta à família. É um ato horrível que explora um jovem soldado, claramente coagido a ler um comunicado preparado", disse o almirante Gregory Smith, porta-voz da Otan.
O Taleban pede "um limitado número de prisioneiros" em troca da libertação de Bergdahl, num momento em que a guerra afegã está em escalada, ante a promessa de envio de mais 30 mil soldados por Barack Obama e 7.000 pela Otan.
No vídeo, Bergdahl -único soldado americano em cativeiro de que se tem conhecimento-, diz que foi tratado com "dignidade" pelo Taleban, enquanto imagens exibiam presos sob custódia dos EUA sofrendo abusos.
Não se sabe onde o soldado está detido. Em comunicado, sua família pediu a libertação de seu "único filho".

Com agências internacionais



Texto Anterior: Avião sofre tentativa de atentado nos EUA
Próximo Texto: Embate nuclear: Irã sugere Turquia para mediar troca de materiais nucleares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.