São Paulo, sábado, 26 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EMBATE NUCLEAR

Irã sugere Turquia para mediar troca de materiais nucleares

DA ASSOCIATED PRESS

O Irã sugeriu ontem a Turquia como intermediária para a troca de seu material nuclear com o Ocidente, numa mudança de discurso -antes, o país dissera que só aceitaria trocas em seu próprio território- que, no entanto, não indica alterações na política nuclear iraniana.
O chanceler Manouchehr Mottaki disse ontem à TV iraniana "não ter objeções ao solo turco" como local de intercâmbio de urânio enriquecido por combustível nuclear -uma nova oferta feita por Teerã, sem no entanto responder formalmente à proposta do P5+1 (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia) de enviar o urânio iraniano para ser enriquecido no exterior.
O Ocidente teme que o Irã busque a bomba atômica, mas o país alega que seu programa nuclear tem fins energéticos, como permitido pelo Tratado de Não Proliferação.


Texto Anterior: Afeganistão: Taleban divulga imagens de soldado americano capturado
Próximo Texto: Clóvis Rossi: A felicidade até existe (em Davos)
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.