São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Militares dos EUA vão a corte por maus-tratos

DA REDAÇÃO

Quatro fuzileiros navais americanos seriam julgados ontem por um tribunal militar por supostamente maltratar prisioneiros iraquianos. Dois deles, o lanceiro Christian Hernandez e seu superior, major Clark A. Paulus, enfrentam a acusação de homicídio negligente pela morte do iraquiano Nagem Sadoon Hatab, cujo pescoço foi quebrado por Hernandez.
Outros quatro reservistas da mesma base, Camp Whitehorse, já foram punidos por maus-tratos com o rebaixamento de patente.
Investigações também estão sendo conduzidas para apurar a responsabilidade dos soldados americanos na morte de quatro iraquianos a tiros, neste mês, em uma estrada de Tikrit.
A violência seguiu ontem com a morte de sete policiais iraquianos em diferentes ataques da insurgência. Um deles atingiu a principal base dos EUA em Bagdá, mas não provocou baixas.
Com base na situação de segurança no país, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, deve anunciar a qualquer momento se enviará ao Iraque uma missão para avaliar se há condições para a realização de eleições diretas no país no curto prazo.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Eleições nos EUA: Kerry tenta confirmar favoritismo hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.