São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁSIA

Laos registra casos suspeitos; mortes por linhagem do vírus influenza chegam a sete, ultrapassando o recorde de 1997

Paquistão é o 8º país com a gripe do frango

Aamir Qureshi/France Presse
Jornalista paquistanês filma aves mortas em Karachi, sul do país


DA REDAÇÃO

A Tailândia confirmou oficialmente ontem a primeira morte no país por gripe de frango. Outras cinco mortes estão sendo investigadas no país, que só admitiu a epidemia na última sexta-feira.
No mesmo dia, o Paquistão anunciou a chegada da epidemia a suas criações de galinha, tornando-se o oitavo país asiático a comprovar o surto da doença. Segundo o governo, cerca de 2 milhões de galinhas já morreram por causa da gripe do frango.
Nos últimos dias, a doença matou seis pessoas no Vietnã, que junto com a Tailândia, é o único país a registrar a doença entre humanos. Agora, são sete mortes pela doença neste ano, número superior ao recorde registrado em 1997, quando seis pessoas morreram por causa da gripe do frango, em Hong Kong.
No Laos, onde há vários casos suspeitos nas criações de galinha, a doença ainda não foi oficialmente confirmada.
Na Tailândia, o quarto maior produtor avícola mundial, cerca de 10 milhões de galinhas foram sacrificados, por estarem doentes ou como medida preventiva.
O especialista em vírus da Organização Mundial da Saúde (OMS), Prasert Phongcharoen, advertiu que, se o extermínio das aves não for monitorado, aumentam os riscos de a doença se espalhar das galinhas para os porcos. Isso aumentaria as chances de transmissão para as pessoas, já que porcos e humanos são geneticamente parecidos.
Mas o risco maior, segundo a OMS, é que o vírus sofra uma mutação e passe a ser transmitido de uma pessoa a outra. Se isso ocorrer, a doença poderia se tornar um problema pior do que a Sars (síndrome respiratória aguda grave), doença respiratória que em 2003 matou quase 800 pessoas, a maioria na Ásia.
Até agora, os casos confirmados em humanos tiveram origem no contato com aves doentes.
A OMS disse que uma vacina contra a doença levará cerca de seis meses para ser preparada.

Pássaros migratórios
Os pássaros migratórios podem ser os responsáveis pela atual epidemia da gripe do frango, já considerada "sem precedentes históricos" pela OMS. A doença levou poucas semanas para se espalhar pelos países atingidos. A velocidade com que o surto se espalhou tem causado surpresa entre os especialistas.
"Os pássaros migratórios podem explicar a rápida disseminação do vírus na região", disse Lo Wing-lok, um especialista em doenças infecciosas de Hong Kong.

Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA: Frio mata ao menos 25 no fim de semana
Próximo Texto: EUA: Corte federal rejeita parte da lei antiterror
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.