São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA

Pesquisa sugere anti-semitismo

Judeus são "diferentes" para 46% dos europeus

DA REDAÇÃO

Pesquisa realizada em nove países europeus indica um elevado sentimento anti-semita no continente. Para 46% dos entrevistados, os judeus possuem "um estilo de vida e uma mentalidade diferente" da deles.
Segundo levantamento do instituto Ipsos encomendado pelo jornal italiano "Corriere della Sera", 35,7% dos entrevistados disseram que os judeus deveriam parar de fazer o papel "de vítimas do Holocausto" -amanhã é o dia de lembrança das vítimas do Holocausto na Europa.
A pesquisa indica que 18% acham o judaísmo uma religião intolerante e 17% não consideram os judeus "verdadeiros compatriotas". Para 40,5%, os judeus têm uma relação "particularmente especial com o dinheiro".
Líderes judeus expressaram preocupação com os resultados do levantamento, realizado na Itália, na França, na Bélgica, na Áustria, na Espanha, na Holanda, em Luxemburgo, na Alemanha e no Reino Unido.
"Obviamente o vírus do anti-semitismo é muito mais resistente e determinado do que nós imaginávamos no passado", disse o rabino britânico David Rosen, diretor de assuntos inter-religiosos do Comitê Judaico Americano.
Rosen, que vive em Israel, disse acreditar que o crescimento do anti-semitismo se deva ao fato de a Segunda Guerra ter ocorrido há quase 60 anos. "As implicações morais do anti-semitismo não se explicam facilmente para uma geração de jovens europeus", disse.

Israel
A pesquisa também trás números sobre o conflito israelo-palestino, com 71% dos entrevistados dizendo que Israel deveria se retirar dos territórios ocupados em 1967 (Cisjordânia, faixa de Gaza e Jerusalém Oriental) e que os palestinos deveriam parar de atacar os israelenses. Para 68%, Israel tem o direito de existir (15% afirmaram o contrário).


Com agências internacionais


Texto Anterior: EUA: Corte federal rejeita parte da lei antiterror
Próximo Texto: Justiça: Perpétua de adolescente é revogada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.