São Paulo, sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Afeganistão responsabiliza Paquistão por instabilidade

DA REDAÇÃO

Em meio a uma reunião patrocinada pelos EUA para coordenar a luta contra o terrorismo na Ásia Central, o chanceler afegão disse ontem em Washington que o Paquistão é o maior foco de tensão na região.
"A principal ameaça de instabilidade não é a Guerra do Iraque e não é o Afeganistão. É o Paquistão", disse Rangeen Dadfar Spanta durante encontro tripartite com o chanceler paquistanês, Shah Mehmood Qureshi, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.
O serviço secreto do Paquistão, potência nuclear assolada por uma grave crise econômica, é acusado de dar abrigo e apoiar membros do Taleban, milícia fundamentalista islâmica que retomou áreas inteiras do Afeganistão sete anos depois de ser varrida do poder pelos EUA e seus aliados da Otan.
O governo de Islamabad nega as alegações e vem atribuindo o fortalecimento de grupos extremistas em seu território como no vizinho Afeganistão ao que considera a fracassada política da Casa Branca na região.
O chanceler Qureshi cobrou anteontem dos EUA que passem para o controle do Exército paquistanês o monitoramento dos aviões não tripulados usados no combate ao Taleban. Islamabad avalia que os repetidos ataques americanos, responsáveis pela morte de dezenas de civis nos últimos meses no Paquistão, fortalecem grupos radicais.
Spanta e Qureshi chegaram aos EUA anteontem, atendendo a convite de Hillary para discutir a nova estratégia americana na região, onde o ressurgimento dos extremistas se soma a antigas tensões geopolíticas -principalmente entre Índia e Paquistão. Cabul, Islamabad e Washington decidiram manter "encontros regulares".
A política do governo Obama para a Ásia Central começou a ser delineada na semana passada, com a ordem de enviar mais 17 mil soldados ao Afeganistão até agosto -o que elevará a 87 mil o contingente estrangeiro no país e fará dele o maior front no combate ao terrorismo.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Londres admite sequestro de presos
Próximo Texto: Queda de avião: Parada de motor pode ser a causa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.