São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Irã diz que parou operação de usina em razão de defeito

Segundo o governo iraniano, a instalação de Bushehr apresentou problema técnico que não foi especificado

Medida reacende boatos de que Teerã vem sendo afetado por programas de computador visando o seu programa nuclear


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O Irã confirmou ontem os rumores de que estaria retirando todo o combustível nuclear de sua única usina atômica, em Bushehr, por problemas técnicos que não foram especificados.
O representante do Irã na AIEA (agência nuclear ligada à ONU), Ali Asghar Soltanieh, disse à agência oficial Isna que a medida de segurança foi recomendação de engenheiros russos responsáveis por sua construção.
"A partir de um pedido da Rússia para realizar testes e medições, o combustível será retirado do reator e devolvido no futuro", afirmou.
A medida reacende especulações sobre a possibilidade, levantada no início deste mês por uma autoridade iraniana, de que o país estaria sendo afetado por programas de computador supostamente produzidos por EUA e Israel para atrasar seu programa nuclear.
Há algumas semanas, o embaixador russo na Otan disse que um vírus desse tipo poderia provocar acidente nas proporções do desastre nuclear de Chernobyl em 68, na então União Soviética.
Segundo Soltanieh, a retirada do combustível nuclear de Bushehr será supervisionada pela própria AIEA.
A construção de Bushehr teve início nos anos 70, antes da Revolução de 79 (que levou os xiitas ao poder), com auxílio alemão, mas só foi finalizada no ano passado.
O Irã afirma desenvolver seu programa nuclear para fins pacíficos, sobretudo medicinais e energia. Mas EUA e aliados acusam Teerã de buscar armamentos atômicos.


Texto Anterior: Onda de revoltas: Egito reprime protesto, mas depois pede desculpas
Próximo Texto: Irlanda: Após crise, oposição vence as eleições para o Parlamento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.