São Paulo, domingo, 27 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recontagem dá maioria à oposição no Zimbábue

Ditador Robert Mugabe perde controle parlamentar pela 1ª vez desde 1980

Nova apuração da votação presidencial de março será concluída amanhã; Gordon Brown diz que irá pressionar por embargo na ONU

DA REDAÇÃO

Após recontagem parcial dos votos da eleição ocorrida em 29 de março, feita a pedido do governo, o partido do ditador Robert Mugabe, 84, não conseguiu manter a maioria no Parlamento do Zimbábue, segundo resultados divulgados ontem pela Comissão Eleitoral.
É a primeira derrota do Zanu-PF desde que o país se tornou independente do Reino Unido, em 1980.
Passado quase um mês da eleição presidencial, a comissão anunciou que concluirá amanhã a recontagem dos votos, embora sem precisar "quando exatamente os resultados serão divulgados", segundo George Chiweshe, presidente do órgão.
O governo propõe a realização de um segundo turno contra o líder do oposicionista Movimento pela Mudança Democrática (MDC), Morgan Tsvangirai, mas este diz ter vencido a disputa e rejeita essa opção.
"A tentativa [ de recontagem] era para reverter a vontade do povo, e [a] rejeitamos. Mas posso confirmar que a maioria que havíamos conquistado foi confirmada, segundo informações recebemos", disse Nelson Chamisa, porta-voz do MDC.
A demora na recontagem dos votos levou a comunidade internacional a pressionar Mugabe e provocou temores de que possa haver conflitos em um país em colapso econômico.
Ontem, o premiê britânico, Gordon Brown, que defende um embargo de armas contra Zimbábue, afirmou que fará esforços diplomáticos para conseguir seu intento no Conselho de Segurança da ONU.
"Os próximos dias serão críticos. Pressionaremos por uma missão da ONU para investigar a violência e o abuso contra os direitos humanos", afirmou em um comunicado. "Toda a comunidade internacional deve se pronunciar contra o clima de medo no Zimbábue."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Oriente Médio: Após oferta de trégua, ataque israelense mata garota em Gaza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.