UOL


São Paulo, sexta-feira, 27 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo americano se desentende sobre armas

DA REDAÇÃO

Em um novo round do debate sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque, a Casa Branca bateu de frente com o Departamento de Estado ao contestar, ontem, um relatório que punha em xeque a conclusão da CIA (serviço secreto) sobre o uso de trailers achados no Iraque como laboratórios de armas.
Segundo o "New York Times", em relatório secreto, o birô de inteligência e pesquisa do Departamento de Estado afirmou que era "cedo" para determinar se os trailers faziam parte de um programa de armas biológicas. A Casa Branca contestou a avaliação.
"Não é incomum que outras agências, não envolvidas, dêem sua opinião. Mas os especialistas falaram, e a avaliação deles é clara", disse o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer, acrescentando que o presidente George W. Bush corroborava a avaliação da CIA de que os trailers eram "fábricas de armas biológicas engenhosamente simples".
Já a AIEA (agência nuclear da ONU) declarou que as peças de uma centrífuga nuclear encontradas em um quintal em Bagdá seriam prova de que o país não reativou seu programa nuclear. A centrífuga é usada para processar urânio enriquecido, que pode ser usado em armas atômicas.
O Iraque manteve um programa nuclear até 1991, quando a ONU determinou seu desmantelamento. Para Washington, ainda que não provem a manutenção do programa na época da invasão anglo-americana, as peças provariam a intenção de reativá-lo.
A Câmara dos Deputados dos EUA rejeitou ontem dois pedidos de deputados democratas (oposicionistas) para a abertura de inquéritos para apurar o uso dos relatórios de inteligência sobre as armas iraquianas pelo governo. Duas comissões do Senado promovem audiências sobre as armas, mas não são comissões de inquérito.
Os republicanos acusam os democratas de uso eleitoreiro do debate sobre o Iraque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Forças dos EUA sofrem novos ataques no Iraque
Próximo Texto: Panorâmica - Câmera indiscreta
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.