São Paulo, domingo, 27 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARMA NUCLEAR

EUA, UE e ONU condenam os planos do Irã de produzir centrífugas
Os EUA, a União Européia (UE) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que é ligada às Nações Unidas, condenaram ontem os planos do Irã para retomar a produção peças para centrífugas, que podem ser usadas para purificar urânio.
O chefe da AIEA, Mohamed El Baradei, disse esperar que Teerã reveja sua decisão. Um comunicado conjunto assinado pelos EUA e pela UE, após encontro de cúpula na Irlanda, ficou um pouco aquém de ameaçar o Irã com novas sanções. "Os EUA e a UE expressam sua determinação conjunta de ver as implicações do programa nuclear iraniano resolvidas. Assim, os EUA e a UE ficaram perturbados com o recente anúncio por parte do Irã de que o país tem a intenção de retomar a manufatura e a montagem de centrífugas e pedem ao Irã para rever sua decisão", diz o texto. El Baradei fez coro ao comunicado numa conversa com jornalistas durante vôo para Moscou.


Texto Anterior: Panorâmica - Impasse: Conversações para o desarmamento da Coréia do Norte acabam sem avanços
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel mata três líderes palestinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.