São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPANHA

País registra o primeiro divórcio de homossexuais

DA REDAÇÃO

Um casal homossexual pediu o primeiro divórcio na Espanha desde que a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor no país, há quase um ano.
O cônjuge que apresentou o pedido de divórcio pede o direito de ficar com a casa em que o casal vive, os cachorros e uma pensão mensal de 7.000 (cerca de R$ 19.500).
Os dois homens, que viviam juntos desde 1993, se casaram em outubro de 2005 em Rivas Vaciamadrid, na região metropolitana de Madri.
O homem que pede o divórcio alega que por anos se dedicou "como uma dona-de-casa" ao cuidado do lar comum e se viu obrigado a abandonar a vida profissional. O outro cônjuge trabalha fora e vinha sustentando o alto padrão de vida do casal.
A lei do casamento entre pessoas de mesmo sexo, que inclui o direito à adoção, foi aprovada pelo Parlamento espanhol em 30 de junho do ano passado e entrou em vigor no dia 4 de julho.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Somália: Líder de milícia diz que só apóia governo islâmico
Próximo Texto: Vietnã: Líder de partido comunista é novo presidente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.