São Paulo, sexta-feira, 27 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURQUIA

Gül reafirma candidatura à Presidência

DA REDAÇÃO

O chanceler turco, Abdullah Gül, anunciou que é ainda candidato à Presidência, alimentando temores do setor laico da sociedade -que acusa Gül de querer instaurar um regime islâmico num país secular desde sua fundação. Gül nega tal intenção.
O chanceler, do governista e islâmico moderado AK -que obteve 47% dos votos no domingo-, teve sua candidatura à Presidência boicotada pelo Parlamento no final de abril.
O Exército -que se considera o guardião da laicidade- ajudou a derrubar a candidatura, ao publicar uma ameaça na internet em abril. Desde então, a eleição foi adiada -pode ser retomada em agosto.
"Não posso ignorar o sinal vindo das ruas", afirmou Gül, mais confiante após a vitória do AK, interpretada como mensagem ao Exército para não intervir na política.
Após a declaração do chanceler, o nacionalista Partido Republicano do Povo -principal partido de oposição- afirmou que continuará a se opor à candidatura de Gül, mas não disse se boicotaria as eleições como no passado.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente médio: Renuncia chefe da segurança palestina
Próximo Texto: Brown lança pacote para afetados por enchentes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.