São Paulo, segunda-feira, 27 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE SOB TUTELA

Secretário afirma ainda que insurgência está mais violenta, mas que não há razão para pessimismo

Antiamericanismo aumenta, diz Powell

DA REDAÇÃO

O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, disse ontem que o antiamericanismo cresce no mundo islâmico e que a insurgência no Iraque está se tornando mais violenta, o que pode chegar a afetar as eleições programadas para janeiro.
Disse, no entanto, que não há razões para pessimismo. Citou o caso do Afeganistão, em que 10 milhões de eleitores se inscreveram para as eleições presidenciais de 9 de outubro. "Creio que o mesmo ocorrerá com o Iraque, se conseguirmos derrotar a insurgência", disse, em entrevista a uma rede de TV.
Segundo Powell, os insurgentes intensificaram suas ações no Iraque por querer prejudicar o cronograma eleitoral.
O secretário de Estado, diz a agência Reuters, mostra-se menos otimista que o presidente George W. Bush, que na última quinta-feira disse que o Iraque se movia vagarosamente na direção de dias melhores.
Referindo-se em outra entrevista ao esforço americano de desalojar os insurgentes de bolsões geográficos que eles controlam no Iraque, Powell disse que o objetivo é fazer com que essas áreas voltem ao controle do governo local. Há "menos de mil" combatentes estrangeiros que auxiliam grupos islâmicos, afirmou.
Em declarações para uma terceira rede de TV, disse que os EUA garantirão a segurança dos agentes da ONU para que as eleições ocorram dentro da máxima normalidade possível. O esforço é para que a votação não se inviabilize em locais conflagrados.

Insurgência em números
O "Washington Post" publicou estudo encomendado pelo Pentágono à Kroll, empresa privada de inteligência, que quantifica o aumento dos atos da insurgência iraquiana contra a presença de tropas estrangeiras naquele país.
Nas duas últimas semanas, atentados mataram 250 iraquianos e 29 americanos. No período, o número médio de explosões contra alvos pró-ocidentais foi de 70, contra 40 a 50 no período que precedeu a transferência de poder ao governo provisório local, em fins de julho. Só na última quarta-feira registraram-se em Bagdá 28 atos hostis.
Há desde emboscadas, que envolveram 30 insurgentes, ao lançamento, por adolescentes, de coquetéis molotov sobre militares nos bairros xiitas de Bagdá.
O mapeamento dos atentados demonstra que a insurgência está ativa em toda grande e média cidade no centro, norte e oeste do Iraque. As únicas áreas calmas são as sob controle curdo.
Esse quadro contrasta com a afirmação do presidente Bush de que o Iraque em geral "está calmo" e que a insurgência atua em pontos isolados do território. O premiê Ayad Allawi disse na quinta-feira que a calma permitiria eleições, "já amanhã", em 15 das 18 províncias iraquianas.
O "Washington Post", em outra reportagem, disse que os EUA estão dando os últimos retoques em planos destinados a pacificar regiões em que os insurgentes podem prejudicar as eleições.
Há a tentativa de "limpeza" de focos extremistas nas capitais provinciais e Fallujah. Pensa-se também em transferir o registro eleitoral para os 600 pontos utilizados para a distribuição mensal de cestas básicas.

Limitações
O "New York Times" publicou estudo feito para o Pentágono por especialistas independentes que fornece um quadro "alarmante" sobre a insuficiência e a exaustão das forças americanas na tarefa de pacificar o Iraque.
O senador democrata Jack Reed, que teve acesso ao texto, considerou-o "instigante e alarmante". Mas o secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, negou que seja esse o conteúdo.

Refém britânico
O irmão de Kenneth Bigley, seqüestrado no Iraque, declarou ontem ter recebido informações de que ele está vivo, sem dar maiores detalhes. A morte do refém fora anunciada no sábado por um site terrorista. Segundo a agência AFP, informações semelhantes foram recebidas em Londres pelo Observatório Islâmico.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Furacão: Jeanne mata e deixa a Flórida sem energia
Próximo Texto: EUA prendem general por jogo duplo com terror
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.