São Paulo, sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URUGUAI

Greve termina após ameaça de tomar caminhões

DE BUENOS AIRES

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, tomou a resolução mais extrema de suas gestão, iniciada há 20 meses, e ameaçou confiscar os caminhões das empresas de transporte que promoviam um locaute no país desde segunda-feira.
Com a medida, Vázquez conseguiu pôr fim ontem à paralisação, um protesto contra o aumento do preço de combustíveis como o diesel -que, segundo o governo, subsidiaria a diminuição no preço do transporte público.
Para conseguir forçar os grevistas a voltar atrás, o presidente de centro-esquerda utilizou uma resolução extraordinária baseada em uma legislação do governo autoritário dos anos 60 e da ditadura militar dos anos 70.
Vázquez já havia decretado anteontem a essencialidade dos serviços de transporte de carga rodoviários, dada à "grave situação gerada no país pela alteração na prestação dos serviços".
A crise começou no início desta semana, quando empresas de caminhões e táxis pararam em várias cidades. A greve patronal já ameaçava causar um grande desabastecimento de alimentos e combustível no país.


Texto Anterior: Colômbia: Governo anuncia diálogo de paz com ELN
Próximo Texto: Chile: Banco nega depósito em ouro de Pinochet
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.