São Paulo, quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Tsunami e vulcão matam ao menos 126 na Indonésia

Falha geológica que originou tremor na Ásia é mesma da tragédia de 2004

Autoridades indonésias não chegaram a todos os vilarejos atingidos e temem que número de vítimas possa aumentar

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Um terremoto de 7,5 graus na escala Richter atingiu anteontem a costa do arquipélago de Mentawai, no oeste da Indonésia, provocando um tsunami que matou ao menos 108 pessoas e deixou outras 502 desaparecidas.
No mesmo país, na vizinha ilha de Java, a erupção de um vulcão matou mais 18.
No caso do tremor, a falha geológica que o originou foi a mesma do terremoto e tsunami de dezembro de 2004, que matou 220 mil na Ásia.
As ondas de três metros de altura varreram dezenas de vilas pouco povoadas no arquipélago. O local é um famoso destino entre surfistas.
Ao menos nove australianos estão entre os desaparecidos. Eles faziam um passeio de barco na região.
O Ministério de Relações Exteriores do Brasil disse à Folha não ter recebido relato sobre vítimas brasileiras.
O forte terremoto atingiu a costa do arquipélago às 21h42 de segunda-feira (11h42 em Brasília) e foi seguido de dezenas de réplicas.
O impacto causou as ondas gigantes.
Em Pagai Norte, a água invadiu 600 metros de terra.
"Sentimos um solavanco sob o navio. Minutos depois, ouvimos um estrondo. Pensei imediatamente em um tsunami e vimos o paredão de água", contou Rick Hallet, agente de turismo.
A destruição atingiu também a vila de Betu Monga, onde apenas 40 dos 200 moradores foram encontrados. "Muitos não conseguiram segurar seus filhos, que foram levados", diz Hardimansyah, funcionário do governo.
O número de vítimas deve aumentar nos próximos dias, quando as autoridades chegarem às regiões atingidas. Muitas vilas ficam a 12 horas de barco.
Otimista, Satoko, chefe do governo regional, diz que alguns dos desaparecidos podem ter se refugiado em terras mais altas.

VULCÃO
Na ilha de Java, a 1.300 km de Sumatra, o vulcão Merapi entrou em erupção ontem e lançou colunas de cinzas a uma altura de 1.500 metros.
A erupção ocorreu às 18h (8h em Brasília) e jogou rochas e destroços pela encosta do monte Merapi, a montanha de fogo no dialeto local.
Na véspera, as autoridades haviam ordenado a retirada de 19 mil moradores. Mas muitos agricultores preferiram permanecer e tentar salvar suas plantações.
Ao menos 18 morreram, entre eles um bebê de dois meses que inalou cinza vulcânica, segundo a agência Associated Press.
Especialistas alertam que uma erupção muito maior pode ocorrer nas próximas semanas ou meses.
Em 1994, 70 pessoas morreram na erupção do Merapi.


Próximo Texto: Especialistas dizem ter havido só coincidência
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.