UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAZ NO CORAÇÃO

Bayan, com uma semana de vida, foi submetida a cirurgia cardíaca

Bebê iraquiano é operado em Israel

Tal Cohen/France Presse
O bebê iraquiano Bayan Jassem descansa em hospital de Israel antes de cirurgia cardíaca


ERIC SILVER
DO "THE INDEPENDENT", EM JERUSALÉM

Uma cirurgia de mais de dez horas foi realizada ontem para salvar a vida da iraquiana Bayan Jassem, que ainda é um bebê de uma semana. Ela nasceu com um problema congênito no coração que não podia ser tratado no Iraque.
Foi uma operação única de cooperação entre cristãos, muçulmanos e judeus dos EUA, do Iraque, da Jordânia e de Israel.
O bebê estava passando bem após a cirurgia, considerada um sucesso. Os pais da criança estavam entusiasmados com a notícia do sucesso da cirurgia: "As pessoas dizem que Israel é ruim. Mas estamos sendo muito bem tratados aqui. Nós agradecemos aos médicos", disse Jassem Abdullah, pai da criança iraquiana.
A operação para levar a criança para Israel começou em Kirkuk (norte de Israel), onde o bebê foi examinado por um médico das forças americanas. Ele percebeu que Bayan tinha problema nas artérias e precisava ser operada com urgência. Caso contrário, morreria. Nenhuma cirurgia desse tipo é realizada no Iraque. O médico telefonou para uma organização de caridade cristã, que intermediou a ida do bebê para Israel.


Texto Anterior: Família de vice de Saddam é capturada
Próximo Texto: Entrevista: Presidente alemão critica reconstrução iraquiana
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.