São Paulo, quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia vende sistema de defesa aérea para o Irã

DA ASSOCIATED PRESS

O ministro da Defesa iraniano, Mostafa Mohammad Najjar, anunciou que a Rússia vai fornecer ao Irã um novo sistema de defesa aérea. Este é mais um sinal da cooperação militar crescente entre Moscou e Teerã. "O sistema de defesa aéreo S-300 será entregue na base de um contrato assinado com a Rússia no passado", afirmou o ministro. No entanto Najjar não disse quantos mísseis antiaéreos serão entregues.
O S-300 é um sistema de defesa capaz de abater um avião e mísseis a 144 quilômetros de distância e a 27,5 quilômetros de altitude.
Os laços entre Moscou e Teerã se estreitaram depois que o presidente Vladmir Putin fez uma visita ao país do Oriente Médio, na época em que aumentava a pressão dos EUA contra o programa de enriquecimento de urânio do Irã.
No começo do ano, a Rússia entregou ao Irã 29 tanques antiaéreos Tor-M1, que custaram U$ 700 milhões. O S-300, diz Najjar, é uma das armas mais sofisticadas do mundo, com maior alcance que o Tor-M1.
Um especialista militar, que não quis se identificar, disse à Associated Press que a equipe de Mikhail Dmitriyev, chefe do Serviço Federal para Cooperação Técnica e Militar da Rússia, ajudou na instalação dos Tor-M1. Dmitriyev disse à agência de notícias russa Irar-Tass que o sistema aéreo de defesa e o sistema de radar são prioridades nas discussões sobre defesa entre Rússia e Irã.
A Rússia já forneceu diversos produtos militares para o Irã, como submarinos Kilo-Class, caças e bombardeiros MIG e Sukhoi, nas últimas décadas.


Texto Anterior: Tigresa escapa de jaula e mata visitante de zôo nos EUA antes de ser abatida
Próximo Texto: Iraque: Gabinete aprova lei de anistia a presos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.