São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2010

Texto Anterior | Índice

Parlamentares ucranianos trocam socos na aprovação de pacto naval com a Rússia

DA REDAÇÃO

Parlamentares opositores na Ucrânia detonaram bombas de fumaça, atiraram ovos no presidente da Casa e trocaram socos e empurrões com governistas em protesto contra a aprovação da extensão, por 25 anos, do prazo para o uso de um porto na sua costa pela frota russa do mar Negro.
A medida é patrocinada pelo presidente Viktor Yanukovich, eleito em fevereiro, e reverte a orientação do seu antecessor. O presidente do Parlamento, Volodymyr Litvyn, teve de presidir a sessão sob dois guarda-chuvas para se proteger dos ovos atirados, enquanto pelo menos duas bombas de fumaça comprometiam a visibilidade do plenário.
Uma bandeira do país foi estendida no local. Legisladores rivais passaram da troca de insultos às vias de fato, por vezes descambando para luta grupal. Opositores entoavam gritos como "golpe", "impeachment" e "traição".
A extensão do uso do porto de Simferopol, na Crimeia, até 2042 foi aprovada por 236 parlamentares, dez a mais do que o necessário. O atual acordo entre os vizinhos expiraria em 2017. Em troca, Kiev pagará 30% a menos para comprar o gás de Moscou -um desconto tido como fundamental para a combalida economia do país.

Com agências internacionais

Veja galeria de fotos

www.folha.com.br/101174



Texto Anterior: Garcia teme movimento que culmine com invasão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.