São Paulo, sábado, 28 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Presidente do BC de Israel cogita concorrer para o FMI, diz jornal

Stanley Fischer tem chances se houver impasse sobre francesa

DE SÃO PAULO

O presidente do Banco Central de Israel, Stanley Fischer, cogita apresentar sua candidatura à direção-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), segundo o "Wall Street Journal".
O jornal americano ouviu uma fonte ligada a Fischer, que disse que ele teria chances ao cargo se houver um impasse na votação.
A ministra das Finanças francesa, Christine Lagarde, é apontada como favorita, mas enfrenta resistência de países emergentes que exigem o fim do acordo entre as nações desenvolvidas que garante a chefia do Fundo a um europeu.
Lagarde sinalizou na quinta-feira, segundo o "Financial Times", com uma divisão mais justa de cargos no FMI, o que indica que emergentes poderão ocupar posições mais altas no Fundo.
Apesar de ser um economista respeitado pelas lideranças econômicas que irão tomar a decisão sobre a sucessão no FMI, Fischer também não está livre de sofrer objeções políticas por ser um cidadão israelense. Ele nasceu na África e também tem cidadania americana.
O "Wall Street Journal" cita, porém, que até George Abed, representante palestino do Fundo, classificou Fischer como "o mais qualificado de todos os candidatos que eu já vi mencionados na mídia para chefiar o FMI".
O jornal lembra também que são os Estados Unidos o fiel da balança na escolha do líder do FMI, por ter a maior quantidade de cotas que dão direito a voto. E o governo de Barack Obama ainda não manifestou apoio a Lagarde. Mas também não está claro se poderia apoiar Fischer.

EMERGENTES
Em entrevista, Lagarde reconhece a reclamação de emergentes por mais espaço no Fundo.
"Precisamos de representação apropriada na equipe de alto nível baseada no mérito, de várias nacionalidades e experiência acadêmica", disse ela.


Texto Anterior: Eleições: Premiê quer que vice seja candidato
Próximo Texto: Sucessão no Fundo: Lagarde virá ao Brasil na segunda
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.