UOL


São Paulo, sábado, 28 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UE não põe Hamas em lista de terroristas

DA REUTERS

A Comissão Européia (órgão executivo da União Européia) rejeitou ontem as pressões do governo americano para que o bloco coloque o grupo terrorista palestino Hamas em sua lista de organizações terroristas.
O presidente dos EUA, George W. Bush, havia pedido publicamente aos líderes da União Européia (UE) numa reunião de cúpula em Washington, na quarta-feira, ações para impedir o financiamento e o apoio ao Hamas entre as comunidades de imigrantes muçulmanos na Europa.
A UE baniu no ano passado o braço armado do Hamas, o Izz el-Deen al-Qassam, permitindo aos Estados-membros apreender propriedades do grupo e processar seus membros. Mas, diferentemente do que ocorreu nos EUA, o braço político do Hamas não foi banido. "Não podemos dizer que todo o Hamas é uma organização terrorista", disse Reijo Kemppinen, porta-voz da Comissão Européia. "Há claramente uma diferença [em relação à posição americana]." Kemppinen citou atividades de assistência social, como a administração de clínicas e escolas, para as quais o envio de fundos a partir da Europa seria legítimo. Israel diz que os fundos são também usados para o terror.


Texto Anterior: Oriente Médio: Hamas e Jihad Islâmico anunciam trégua
Próximo Texto: Iraque ocupado: Americanos matam iraquiano de 11 anos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.