São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

Rice leva apoio a presidente sob pressão

DA REDAÇÃO

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, chega hoje ao Afeganistão para demonstrar apoio ao presidente Hamid Karzai, cuja popularidade desaba em meio à escalada de violência na luta contra o Taleban.
A viagem de Rice também poderia ajudar a abrandar as críticas de congressistas democratas, em um ano de eleições nos EUA, de que a administração Bush ignorou a ameaça dos terroristas no Afeganistão ao se concentrar na luta contra insurgentes no Iraque.
Rice, que vai de Islamabad, no Paquistão, a Cabul para se encontrar com Karzai, garantiu apoio ao presidente afegão. "Eu acho, o presidente acha, a administração americana acredita que esse é um líder extraordinário", disse Rice sobre Karzai. Os EUA têm cerca de 23 mil soldados no Afeganistão.
A coalizão do governo do premiê italiano Romano Prodi concordou ontem em reduzir o contingente de soldados da Itália no Afeganistão em 300 ou 400 homens -hoje, são 1.300. A medida precisa passar no Parlamento.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Campanha de Madrazo acaba melancólica
Próximo Texto: Somália: Grupo islâmico amplia controle de Mogadício
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.