São Paulo, quarta-feira, 28 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"EIXO DO MAL"

Irã não ganha com negociação, afirma líder supremo do país

DA REDAÇÃO

O aiatolá Ali Khamenei, o líder supremo do Irã, disse que o país não se beneficiará de negociações com os Estados Unidos para abrir mão de seu programa nuclear.
Khamenei dá a palavra final em todos os assuntos de Estado iranianos. A Casa Branca declarou que não considera as palavras do aiatolá como posição final sobre o pacote de benefícios oferecido pelos EUA e mais cinco potências para a suspensão do enriquecimento de urânio, processo que os americanos acusam de ter como objetivo a bomba nuclear e que Teerã diz ter fins civis.
Analistas, no entanto, disseram que as declarações de Khamenei podem ser um indício de que a liderança iraniana esteja vendo com pessimismo as negociações.
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que uma resposta seria dada no dia 22 de agosto. Washington considera que o prazo é muito longo.
O aiatolá Khamenei afirmou não descartar negociações, mas ressalta que devem ser feitas nos termos do Irã.
A Casa Branca disse que existem "diferentes vozes vindo do Irã", referindo-se a distintas perspectivas sobre a resposta iraniana.
Foi descartada a possibilidade de uma reunião ainda nesta semana entre Javier Solana, o chefe da diplomacia da União Européia, e Ali Larijani, o principal negociador nuclear do Irã.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Xanana planeja governo provisório para Timor Leste
Próximo Texto: Guerra sem limites: ONG pede que dados não sejam passados aos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.