São Paulo, sábado, 28 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

PROLIFERAÇÃO NUCLEAR

Norte-coreanos implodem a chaminé de reator desativado

DA REDAÇÃO

Conforme amplamente anunciado, a Coréia do Norte implodiu ontem a chaminé de refrigeração do já desativado reator de Yongbyon, que ela construiu para produzir o plutônio usado para o teste nuclear de 2006.
A chaminé, com 30 metros de altura, foi destruída por explosivos colocados em sua base, provocando uma nuvem de poeira. O reator já havia sido desmontado com a ajuda de técnicos americanos. Os Estados Unidos, segundo a France Presse, também contribuíram com US$ 2,5 milhões para a implosão.
Na quinta-feira, a ditadura norte-coreana entregara um primeiro relatório com informações sobre o desmantelamento de seu programa nuclear. O governo americano anunciou, horas depois, que suspenderia parte do embargo comercial contra o pequeno país comunista e o retiraria da lista negra dos envolvidos em terrorismo.
O relatório não inclui detalhes sobre os estoques de plutônio e sobre as bombas ainda armazenadas, que serão fornecidos depois.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Itália: Premiê quer imunidade para não "perder tempo" na corte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.