|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Campanha de Obama leva prêmio em Cannes
Brasileira repete título de agência de propaganda do ano
CRISTIANE BARBIERI
ENVIADA ESPECIAL A CANNES
A campanha de Barack Obama à Presidência dos EUA levou dois principais prêmios no Festival Internacional de Publicidade de Cannes. A campanha usou as ferramentas de internet para mobilizar os eleitores americanos em torno do então desconhecido senador.
O engajamento popular também arrecadou recursos a serem gastos na eleição, principalmente em mídia tradicional, que também influenciou muitos indecisos. A campanha venceu os prêmios Titanium e Integrated. "Essas categorias envolvem ideias que criam um movimento e estão longe de serem descartáveis", afirma David Droga, presidente do júri.
"Inspirar pessoas é o melhor que a publicidade pode fazer e essa campanha provou que pode fazer história", disse.
Duas agências de propaganda brasileiras ficaram com o primeiro e o segundo lugar como Agências do Ano. A DM9DDB ficou em primeiro lugar e a AlmapBBDO, na segunda posição. Essa foi a quarta vez que a DM9 foi eleita Agência do Ano, sendo que a última vez tinha sido há dez anos.
Para ser elegível a essa posição, as agências têm de obter prêmios em duas de quatro categorias.
Um anúncio para TV também ligado à eleição americana recebeu menção honrosa na categoria filmes. É o Wassup'08, que mostra quatro amigos americanos falando ao telefone e, ao mesmo tempo, vivendo grandes tragédias como a Guerra no Iraque, o desemprego, a perda no valor das ações e mesmo um furacão. Nada os comove, até que Obama aparece na TV e eles vêm a perspectiva de mudança.
O Grand Prix da categoria filmes foi para a Philips. Interativo, ele permite que o internauta mude a trilha sonora e o roteiro. É possível também ver diferentes cenas dentro do filme. Ele pode ser assistido em http://www.cinema.phi lips.com/?ls=pt-pt.
Texto Anterior: Frases Próximo Texto: Diálogo: Obama nomeia enviada para comunidades muçulmanas Índice
|