São Paulo, Sábado, 28 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

KOSOVO
Iugoslávia teria recebido informação
Rússia espionou Otan na guerra, diz jornal

das agências internacionais

Um espião dentro da estrutura de comando da Otan teria passado à Rússia informações secretas sobre operações militares da aliança na guerra de Kosovo, segundo reportagem do jornal escocês "The Scotsman". A Otan nega a suspeita de espionagem.
A Rússia, contrária aos bombardeios da Otan, teria repassado as informações para a Iugoslávia. Segundo o jornal, as informações incluíam detalhes de planos de vôo de aviões militares dos EUA sobre a Iugoslávia, o que teria permitido a derrubada de um F-117A Nighthawk, em março.
A queda do avião foi a primeira perda sofrida pela Otan no conflito. Até então, esse tipo de avião era conhecido como "invisível", devido a sua suposta capacidade de realizar missões sem ser detectado por radares inimigos.
Segundo Belgrado, o F-117 A Nighthawk foi perseguido pela Força Aérea iugoslava e derrubado por mísseis. O piloto foi resgatado com vida pelos EUA.
O suposto espião já estaria preso. Ele teria agido por interesse econômico.



Texto Anterior: Cisjordânia: Lanchonete fecha loja após protestos
Próximo Texto: Votação: ONU vai reforçar contingente em Timor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.