São Paulo, segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENSÃO NUCLEAR

Em reação a críticas, Irã faz teste de mísseis

DA ASSOCIATED PRESS

O Irã anunciou ontem a realização de testes bem-sucedidos de mísseis de curto e médio alcance, em uma demonstração de força dias depois de o Ocidente acusar o país de omitir a construção de uma usina nuclear em seu território.
O teste visa mostrar que o Irã está preparado para reagir a eventuais ameaças militares estrangeiras. "Responderemos a ações militares de maneira aniquiladora, sem importar de qual país venha a agressão", disse o general Hossein Salami, chefe da Força Aérea da Guarda Revolucionária iraniana, agregando que foi testado também, pela primeira vez, um lançador múltiplo de mísseis.
Salami disse que o país testaria mísseis de longo alcance hoje. Os mísseis disparados ontem não são do tipo que carrega ogivas nucleares, que potências ocidentais acusam o Irã de desenvolver secretamente -Teerã nega.
Na sexta-feira, EUA, Reino Unido e França acusaram Teerã de manter em segredo a construção de uma usina nuclear em Qom, com capacidade suficiente, segundo a inteligência americana, para produzir uma bomba atômica por ano.
O governo iraniano alega que seu programa nuclear tem fins pacíficos e de geração de energia.
Nesta quinta, o Irã e o P5+1 (grupo que reúne França, EUA, Reino Unido, China, Rússia e Alemanha) vão se reunir em Genebra para discutir o programa nuclear iraniano. O Ocidente ameaçou o país com mais sanções, e o presidente dos EUA, Barack Obama, não descartou usar força militar.


Texto Anterior: Morre colunista do "Times" e redator de discursos de Nixon
Próximo Texto: Guerra no Afeganistão: Após pedido formal por mais tropas, EUA adiam decisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.