UOL


São Paulo, sexta-feira, 28 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANDES

Em Lima, estudantes protestam diante do Congresso

Dois manifestantes morrem em confronto com a polícia no Peru

DA REDAÇÃO

Dois manifestantes morreram ontem no altiplano peruano durante confronto com a polícia. Eles participavam de um protesto que exigia medidas de despoluição de um lago, supostamente contaminado por dejetos de companhia mineradoras.
Três camponeses e 18 policiais também ficaram feridos no conflito, ocorrido na cidade de Carhuamayo, a cerca de 165 km de Lima, informou um porta-voz do Ministério do Interior à agência Associated Press.
Há informações contraditórias sobre as circunstâncias da morte dos camponeses. Segundo o governo, os dois morreram após serem atingidos por pedras atiradas pelos próprios manifestantes.
Lenin Arzapalo, um repórter de rádio que presenciou o protesto, disse, no entanto, que os manifestantes foram mortos por disparos feitos pela polícia.
Após o confronto, a polícia recuou à espera de reforços e de investigadores estaduais.
Em outro incidente não relacionado, estudantes universitários que apóiam uma greve de médicos e de funcionários do Judiciário enfrentaram a polícia diante do Congresso, na região central de Lima. Não houve feridos.
Nos últimos dias, o Peru tem registrado uma onda de protestos contra o presidente Alejandro Toledo, cuja popularidade está em cerca de 16%, segundo pesquisas recentes. Toledo já havia enfrentado uma onda de protestos no primeiro semestre deste ano.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Poema
Próximo Texto: Panorâmica - América do Sul: Chile e Uruguai reforçam segurança
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.