São Paulo, domingo, 28 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Governista defende volta de líder deposto

DA ENVIADA A PORTO PRÍNCIPE

O candidato governista à Presidência, Jude Célestin, escolheu uma área próximo ao aeroporto para fazer o maior dos seus comícios, na quinta. O lugar foi o último usado pelo presidente deposto Jean Bertrand Aristide antes de partir para o exílio (2004).
Célestin defendeu a volta de Aristide ao país -embora seu padrinho político, René Préval, tenha sido escorregadio sobre o tema em seu mandato.
A movimentação mostra que não é desprezível a força que ainda detém o Lavalas, o movimento político de Aristide. Formalmente, o Lavalas foi excluído da eleição de hoje, ainda que vários candidatos reivindiquem representar o deposto.
Para o Conselho para Assuntos Hemisféricos, "think tank" voltado à América Latina com sede nos EUA, a ausência do símbolo do partido é um elemento importante para pulverizar os votos ligados a Aristide.
O principal beneficiário da exclusão seria o próprio governo, nascido do Lavalas.
Aristide, exilado na África do Sul, é um dos símbolos da conturbada história haitiana de 1987 para cá, com fim da ditadura Duvalier. Ele foi eleito em 91 e deposto por golpe de Estado meses depois. Em 94, foi reposto no cargo pela força militar americana e terminaria seu mandato em 96.
Foi quando levou seu então apadrinhado René Préval à Presidência.
Em 2001, Aristide voltou a ser eleito, para mais vez ser derrocado em 2004. Já com a chancela das forças da ONU instaladas no país, Préval voltaria ao poder nas eleições de 2006.
Se de fato o atual presidente entregar o poder a um sucessor eleito em fevereiro, será a segunda vez em 206 anos que o Haiti terá alternância de poder conforme a Constituição.
O primeiro país independente da América Latina teve 22 Constituições, três monarquias, 40 chefes de Estado -mas só 6 terminaram os mandatos.


Texto Anterior: Haiti vai às urnas sob suspeita de fraude
Próximo Texto: De emergência em emergência, doentes se resignam
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.