São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negociação leva premiê de Israel ao Egito

DA REUTERS

O premiê de Israel, Binyamin Netanyahu, disse que viajará ao Egito para conversar com o ditador egípcio Hosni Mubarak amanhã, em meio às negociações pela troca de prisioneiros entre israelenses e palestinos.
Está em debate a troca do cabo israelense Gilad Shalit, 23 -capturado em 2006 por militantes do grupo radical islâmico Hamas-, por cerca de mil palestinos prisioneiros de Israel. As negociações, que duram três anos e mobilizam a opinião pública israelense, são mediadas por Egito e Alemanha.
Ontem, três representantes do Hamas foram de Gaza ao Egito discutir a proposta israelense, pela qual, segundo fontes ligadas às negociações, ao redor de cem presos palestinos envolvidos em atentados terroristas ficariam proibidos de voltar à Cisjordânia. Israel também deve recusar a libertação de palestinos condenados à prisão perpétua.
Os representantes do Hamas depois irão à Síria, encontrar a liderança do Hamas no exílio, que deve tomar a decisão final sobre a eventual troca.
Netanyahu disse que a viagem ao Egito visa "avançar no processo de paz" no Oriente Médio. Os diálogos de paz estão suspensos há um ano, após a ofensiva israelense em Gaza. As tensões mútuas se elevaram na última semana, na Cisjordânia, onde um israelense foi morto por palestinos e seis palestinos foram mortos pelo Exército de Israel.


Texto Anterior: Lula deve apresentar iniciativa de paz quando visitar Israel
Próximo Texto: Entrevista da 2ª - Yan Xuetong: Ordem mundial do futuro é bipolar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.