São Paulo, quinta-feira, 29 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documento vaza e tablóide antecipa principais pontos

FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM LONDRES

O tablóide britânico "The Sun" antecipou os principais pontos do relatório Hutton em sua edição de ontem e deve ser processado pelo juiz.
O relatório fora entregue por Hutton a Tony Blair, à BBC e à família de David Kelly anteontem à tarde, com o compromisso de que não fosse divulgado até a leitura oficial. Os líderes dos principais partidos de oposição, Michael Howard (Conservador) e Charles Kennedy (Liberal Democrata) receberam cópias às 6h de ontem. Todos tiveram de assinar termos responsabilidade.
Pela manhã, analistas políticos chegaram a duvidar da veracidade da reportagem. Mas, quando ficou claro que o jornal tinha acertado em tudo, os protestos começaram.
O magistrado afirmou que o vazamento era "deplorável" e que iria considerar a adoção de medidas contra o jornal e contra a fonte das informações.
Um porta-voz de Blair declarou que o premiê estava "muito irritado" com o vazamento. A oposição pediu que fosse aberto um inquérito para apurar responsabilidades. O editor politico do jornal, Trevor Kavanagh, disse que uma "fonte" relatou o teor do dossiê. (FZ)


Texto Anterior: Saiba mais: Estatal, BBC tem autonomia e receita garantida
Próximo Texto: Blair sai "manchado", mas BBC perde mais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.