São Paulo, quinta, 29 de janeiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Balão suíço tenta volta ao mundo

das agências internacionais

Um trio de aventureiros europeus partiu ontem da Suíça em mais uma tentativa de vencer o que é considerado o último grande desafio da aviação neste século: dar a volta ao mundo, sem escalas, em um balão.
A equipe, liderada pelo suíço Bertrand Piccard, psiquiatra de formação, partiu às 10h de ontem (7h no Brasil) da localidade de Château d'Oex.
Se tudo correr bem, Piccard, o piloto e empresário belga Wim Verstraeten e o engenheiro britânico Andrew Elson passarão por Oriente Médio, Ásia, Pacífico, América do Norte, Atlântico e de volta à Europa. A duração prevista para a viagem é de duas semanas.
A cabine do balão Breitling Orbiter é pressurizada, o que permite que ele viaje a altitudes entre 8.000 e 13 mil metros, atingindo velocidade de até 200 km/h.
O início da viagem, porém, foi lento. Quatro horas depois da decolagem, o balão estava a apenas 80 km do ponto de partida, indo em direção à Itália.
A partida deveria ter ocorrido há três semanas, mas foi adiada por causa de danos causados à cápsula durante seu transporte.
Competição
Em janeiro do ano passado, a mesma equipe teve de aterrissar no Mediterrâneo após seis horas de vôo, por causa de um vazamento de combustível na cabine.
Outros aventureiros também têm tentado dar a volta ao mundo em um balão. No início do mês, o empresário norte-americano Steve Fosset voou sozinho do Missouri (EUA) ao sul da Rússia. O recorde de distância em balão foi batido por ele no ano passado, quando conseguiu chegar à Índia.
Também neste mês, Dick Rhutan e Dave Melton, dos EUA, tiveram de abandonar seu balão, saltando de pára-quedas, instantes após a decolagem.
O milionário britânico Richard Branson, por sua vez, não conseguiu tirar seu balão de solo marroquino em dezembro, por causa de fortes ventos. Branson está se preparando para uma nova tentativa de dar a volta ao mundo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.