São Paulo, terça-feira, 29 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURQUIA

Parlamento vota de novo a favor de eleições diretas

DA REDAÇÃO

O Parlamento da Turquia votou ontem novamente a favor da emenda que prevê eleições diretas para a Presidência e que havia sido vetada pelo presidente na última sexta. A medida ainda deve passar por nova votação no Parlamento, marcada para quinta. Atualmente, o presidente é escolhido pelos parlamentares. Se a emenda for aprovada na quinta, o presidente terá que sancioná-la ou convocar um referendo sobre o tema.
O governo do premiê Recep Erdogan propôs a emenda para tentar solucionar o impasse político criado após o boicote de parlamentares secularistas às eleições presidenciais, nas quais o chanceler Abdullah Gül -do partido do premiê e, como ele, islâmico moderado- era candidato único. Erdogan já disse que quer realizar as eleições presidenciais em 22 de julho, no mesmo dia das eleições gerais.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Israel: Trabalhistas tiram Peretz do comando
Próximo Texto: Líbano: Tiroteio entre exército e Fatah Al Islam fere um
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.